Verbetes relacionados:
Convenções e sinais convencionais
Fichas por assunto


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Durant, W.. Heróis da História



    f. de. l. de: Durant, Will. Heróis da História. Porto Alegre : LPM, 2012. A maior parte das anotações foram integradas em verbetes específicos, ou no histomapa. Abreviado neste material como HDH.
A ~f é um estudo da parte à luz do todo; a primeira lição é de que todos nós somos partes muito pequenas de um todo muito grande. A harmonia da parte com o todo pode ser a melhor definição de saude, beleza, verdade, sabedoria, moral e felicidade. (68)

(pfs.): Os gregos tinham confederações mas não um Estado; o amor à independência das cidades quase lhes custou a derrota para os persas.

A Sólon se atribui a inscrição no templo de Apolo em Delfos, Medem agan, nada em excesso.

(pfs.): Na era de ouro grega, cerca de 450 a.c.. até a família mais pobre tinha escravos. Esquines, para provar sua pobreza, reclamou que só tinha sete. (87)>

Os gregos podiam admitir que a honestidade era a melhor política, mas primeiro tentavam tudo o mais. (89)

os atenienses ... consideravam a conversa informada e inteligente como o esporte máximo da civilização. (89)

Quando Péricles, Aspásia, Anaxágoras e Sócrates assistiam juntos a uma peça de Eurípedes no Teatro de Dioniso

“existe tanta coisa em tudo, se percebermos o silêncio e a lentidão do tempo” (mencionando Keats e a urna grega).

Normalmente, a filosofia de um período é a literatura do período seguinte. /95/

(pfs.): Fídias, escultor, força.

Praxíteles (l.ext.), escultor, graça. Modelo-amante Frinéia (Afrodite de Cnido (l.ext.) e Frinéia (l.ext)).

Templo de Ártemis em Éfeso (l.ext.), 356 a.c..

O homem medieval arriscava tudo na religião. Vira ou soubera a respeito de uma civilização romana que morrera com a morte dos seus deuses, ou com a decadência do temor humano daí decorrente /205.

A alma medieval, como uma célula inchada, explodiu em dois organismos históricos: o Renascimento, pagão, clássico e epicurista, no sul; e a Reforma, patrística, estoica e puritana, no norte. Transformou-se em duas culturas poderosas, e, através delas, cumpriu sua tarefa histórica de salvar e transmitir a civilização. /206

A Idade Média passou a Renascimento quando, na sexta feira santa de 1327, numa igreja da avignon papal, Francesco Petrarca viu Laura di Sade /207

O dinheiro por exemplo a raiz de toda a civilização. Os recursos de mercadores, banqueiros e da Igreja pagaram os manuscritos e reviveram a Antiguidade. /210

m.c.: causas do renascimento: o dinheiro dos ricos pagou os manuscritos que reviveram a antiguidade; ascensão da classe média; crescimento do secularismo, das universidades e da ~f; relaxamento moral do clero; liberação dos sentidos, resultando num século de criatividade (1434-1534) seguido de decadência, caos moral e individualismo.

O renascimento não foi um período no tempo, mas sim um modo de viver e pensar que se deslocou da itália para o resto da europa com o comércio, guerra e ideias. /211

m.c.: renascimento começa na itália e quando termina ali começa nos demais países

Pomponazzi: os grandes legisladores haviam ensinado a crer num futuro estado de recompensa ou de sofrimento como indispensável substituto ao governo. /258

(pfs.): César Borgia foi o herói do pensamento de Maquiavel, assim como Bismarck seria o de Nietzsche: “naquela corporificação da 'vontade de poder' havia uma moralidade além do bem e do mal, um modelo para super-homens” /260

todas as categorias e variedades do clero concordam em perseguir até a morte o dinheiro e os feiticeiros (Erasmo, Elogio da Loucura).

(pfs.): Sobre Lutero e as teses na porta da igreja: “a prática de anunciar teses - e de propor defendê-las contra os contestadores - há muito fora estabelecida nas universidades medievais. A porta que lutero escolheu fora regularmente empregada como quadro de aviso acadêmidos” 308.

lutero plantava o seu estandarte de revolta não em desertos teológicos, mas sim no rico solo do espírito nacional germânico. Sempre que o protestantismo venceu, o nacionalismo carregou a bandeira /312

(pfs.): 'embora em worms haja tantos demônios quanto telhas nos telhados, eu irei', disse Lutero quando convocado à dieta de worms /315

(pfs.): 'um único frade que vai contra todo o cristianismo de mil anos deve estar errado' (Carlos V, na dieta de worms, que condenou lutero). 316

(pfs.): lutero fez de todo homem um sacerdote. /317

(pfs.): o manifesto comunista de johanes eberlin (1521) exigia, entre outras coisas, que todas as crianças fossem educadas em latim, grego, hebraico, astronomia e medicina. No fim de 1524 havia cerca de 30 mil camponeses armados no sul da alemanha recusando-se a pagar impostos. Sobre as propostas de um dos manifestos revoltosos lutero disse: 'esse artigo tornaria iguais todos os homens ... e isso é imposspivel. Pois um reino desde mundo não pode sobreviver a menos que exista uma desigualdade entre os homens, de modo que alguns sejam livres, alguns prisioneiros, alguns súditos' /320; e também 'a rebelião traz consigo uma tgerra cheia de assassinatos e derramamentos de sangue, faz viúvas e órfãos e vira tudo de cabeça para baixo ... Portanto, lembrando que não há nada mais venenoso, prejudicial e diabólico que um rebelde, deixemos que quem puder o golpeie, apunhale e mate, em segredo ou abertamente. É justo matar um cão louco' /323; e mais 'Acho que não restou um só demônio no inferno' /324 (m.c.: ver onde em shakespeare essa frase aparece, deve ser a tempestade). 'Um príncipe ou senhor deve lembrar que neste caso é ministro de Deus e servo da Divina ira (Romanos 13)” /324.

o próprio catolicismo virara uma arte; seus elementos sensíveis escondiam os ascéticos e teológicos: vitrais, incenso, música, arquitetura, escultura, pintura e até o drama - havia de tudo na igreja, formando um conjunto maravilhoso e aparentemente inseparável. Os artistas e os eruditos da itália não precisavam se converter ao catolicismo, pois haviam convertido o catolicismo à erudição e à arte. 335

'se eu fosse ... punir quem aceita suborno, logo não teria mais um único súdito' (Jaime I da Inglaterra (1603-1621)) /362

Asno de Buridan, 264